Artes plásticas é o conjunto de manifestações artísticas constituído pela pintura, arquitetura, escultura, arte têxtil e toda expressão humana que transforma materiais em imagens e objetos com sentido artístico.
As artes plásticas são avaliadas por sua forma o conteúdo. Cada época, como a românica, a gótica, a barroca ou renascentista, tem estilos característicos individuais, com evolução própria, cuja investigação é o objeto da história da arte.
Nem sempre uma obra de arte está relacionada à concepção de beleza determinada pelos ideais clássicos. Hoje entende-se que a arte apresenta outras “funções” além de exibir um rigor estético ou harmonioso, sendo mais importante a comunicação e expressão de uma visão de mundo.
A artes plásticas são também um importante meio de desenvolver a expressão imaginativa das crianças, sendo a finalidade de todos os ramos da educação artística auxiliar o desenvolvimento do impulso inconsciente da criação.
Na criação de obras de artes é importante considerar o contexto social, político, religioso, a maturidade e subjetividades de cada artista, assim como a maneira como as obras são recebidas em cada tempo e lugar.
A fé cristã e a vida litúrgica foram até ao início do período barroco as mais importantes forças que incentivaram a arte ocidental. Contudo, já a partir do Renascimento se verificou uma gradual separação da arte da finalidade religiosa, sendo fortalecido aos poucos o interesse por trabalhos puramente estéticos.
A consequência deste desenvolvimento foi o surgimento, no século XIX, da ideologia da arte pela arte, que se concretizou menos nas artes plásticas do que na literatura e na música.

Deixe um comentário